ECONOMIA

Taxa básica de juros atinge nova mínima histórica

Atualizado em 22 fevereiro, 2018

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia (Selic) em 0,25 ponto percentual, passando de 7,0% em dezembro para 6,75% em fevereiro. Esta é a nova mínima histórica desde a adoção do regime de metas da inflação, em 1999.

A taxa baliza todos os juros da economia e por estar em queda diminui o custo do crédito ao consumidor e das empresas.

O recuo da Selic parte do entendimento de que a inflação entrou em uma trajetória de queda, principalmente pela redução dos preços dos alimentos e dos serviços. Em janeiro, a inflação, calculada pelo IPCA ficou em 2,86% no acumulado de 12 meses, abaixo do centro da meta de 4,5%.

Ainda que os juros tenham atingido a mínima histórica, a taxa básica ainda encontra-se em um nível muito elevado, conforme analisa a Fecomércio SC. “Temos um dos maiores juros do mundo, o que impacta, inclusive, no atual ajuste econômico. A taxa Selic elevada tem reflexos negativos no estoque da dívida pública, pois a taxa é a remuneradora dos títulos de curto prazo do governo. É necessário reduzi-la ainda mais. Para tanto, a Reforma da Previdência é essencial”, pontua o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

Os sucessivos atrasos e concessões na Reforma da Previdência prejudicam o processo de queda nas taxas de juros. Caso a Reforma não seja aprovada ainda neste fevereiro, o ciclo de queda da Selic deve cessar. O atual nível de juros prejudica o setor produtivo ao onerar tanto o consumidor, quanto os empresários, dificulta ainda mais a saída do país do patamar de baixo crescimento.

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.