ECONOMIA

SELIC é a maior em cinco anos e ciclo de alta deve ser mantido

Atualizado em 15 agosto, 2022

O Comitê de Política Monetária (Copom) mantém o movimento de ajustes ao elevar a taxa de juros básica (SELIC) em 0,5 pontos porcentuais (p.p.), renovando a maior trajetória de elevação da história com a 12ª alta  seguida. Com o resultado, a SELIC chegou ao maior patamar desde dezembro de 2016, ao atingir 13,75% ao ano (a.a.).

> Leia a análise completa taxas de juros agosto/2022

O sinal de nova elevação dos juros básicos aponta que a pressão ainda permanece, apesar da redução de alguns itens essenciais na composição dos preços, como os combustíveis e de energia, e da desaceleração do ritmo de crescimento do IPCA no segundo trimestre do ano. Os choques de preços no primeiro trimestre do ano fizeram com que o IPCA acumulado alcançasse 3,2%, já nos últimos três meses a elevação dos preços foi de 2,2%.

O movimento de elevação dos juros altera a política monetária para níveis restritivos e, por consequência, encarece o crédito e restringe a expansão de investimentos e consumo das famílias. A alta da taxa de juros básica já reflete nos indicadores de crédito.

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.