MERCADO

Santur lança programa Viaje+SC para estimular o turismo seguro dentro do estado

Atualizado em 02 outubro, 2020

A divulgação da diversificada rede de atrativos e destinos de Santa Catarina ganhou  reforço com o lançamento do programa Viaje+SC, nesta quarta-feira (30). A iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) foca no público nativo ou residente no estado para aquecer o turismo interno, com atenção aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

A cerimônia de lançamento, realizada na sede da Santur, em Florianópolis, contou com a presença do governador Carlos Moisés, representantes do trade turístico e de entidades do setor. O presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio Sc, Marco Aurélio Floriani, representou a Federação na solenidade.

Para o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, o Viaje+SC representa um novo momento para o turismo de Santa Catarina.

“Pela primeira vez estamos vendendo produtos, além dos destinos turísticos. Com isso vamos ampliar a presença do estado na ‘prateleira’, mostrando a diversidade de todas as regiões catarinenses. Além disso, é um programa pensado para os catarinenses natos ou aqueles que vivem no estado para que conheçam mais dos nossos atrativos, com segurança e responsabilidade”, destacou Mané Ferrari.

Selo de qualidade

O governador Carlos Moisés afirmou que o projeto terá um impacto bastante positivo no turismo de Santa Catarina futuramente. “O Viaje+SC é um selo de qualidade e incentiva que os empreendimentos sejam melhorados cada vez mais”, disse.

O programa está dividido em seis etapas, com foco no mercado, nos produtos, na promoção e na inovação. A primeira delas corresponde ao portal e o selo Viaje+SC, lançados nesta quarta-feira, dando início ao processo de adesão dos empreendimentos turísticos do estado.

Num primeiro momento, os interessados em participar deverão efetuar o cadastro no site do programa e fazer uma autoavaliação quanto aos requisitos a serem cumpridos. Posteriormente, atendendo a todos os critérios, os empreendimentos receberão o selo Viaje+SC conforme o cumprimento das medidas sanitárias recomendadas, organizadas em: práticas essenciais (bronze), além das essenciais (prata) e todas as práticas (ouro). Outro critério é a oferta de produtos e serviços diferenciados e condições especiais para residentes ou nascidos no estado, como descontos e vantagens, com o objetivo de estimular esse público a conhecer mais de Santa Catarina.

Os primeiros selos do Viaje+SC foram entregues durante a cerimônia para o Oceanic Aquarium e o Hotel Sibara, ambos de Balneário Camboriú, e para a Cia de Turismo, agência de viagens de Joinville.

De acordo com o gerente de Promoção da Santur, Fábio Farber, as próximas etapas do programa envolvem o “movimento Viaje+SC”, uma articulação com o trade e entidades para aumentar a adesão; a divulgação das  experiências com estratégias publicitárias; a criação de uma plataforma que agregará atrativos, produtos e serviços turísticos; a sinalização turística inteligente; e, por fim, o estímulo à inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços turísticos.e aprimoramento dos já existentes.

Decisões baseadas em dados

Também foi lançada o Almanach,uma nova ferramenta para auxiliar na gestão e governança do turismo no estado, que reúne dados abertos de órgãos oficiais como a Secretaria de Estado da Fazenda, Junta Comercial do Estado, Ministério do Turismo, do Trabalho e da Educação.

A finalidade do Almanach é disponibilizar, de maneira organizada e funcional, um conjunto de números do setor para auxiliar os gestores públicos e privados na tomada de decisões, na medida em que ajuda a mensurar o impacto do turismo nos municípios, regiões e estado.

A ferramenta, conforme explanou o gerente de Inteligência de Mercado da Santur, Renato Tristao, é um facilitador na organização, apresentação e compreensão dos dados das atividades características do turismo (ACTs), possibilitando uma leitura geral ou segmentada do setor em Santa Catarina. São informações como número de empresas, registros no Cadastur, empregos gerados, tipos de negócios, arrecadação de ICMS, entre outros.

Outra funcionalidade disponível é o mapeamento das palavras mais buscadas na internet, um indicador da preferência dos usuários nas pesquisas online relacionadas a destinos turísticos.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.