SESC/SENAC

Projeto de capacitação para jovens visa reduzir gap no ecossistema de tecnologia em SC

Atualizado em 27 abril, 2021

O Senac SC e o Seprosc (Sindicato das Empresas de Informática, Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de Santa Catarina) lançaram o projeto Jovem Programador, que promoverá capacitação tecnológica para jovens de 16 anos a 25 anos, cursando ensino médio ou superior. O objetivo é reduzir o gap de qualificação no ecossistema de tecnologia catarinense e, consequentemente, alancar o desenvolvimento do setor no Estado.

> As inscrições estão abertas até 14 de junho

A primeira fase atenderá 12 cidades catarinenses com unidades do Senac SC, com expectativa de formar mais de 400 jovens em 2021. Já está prevista a ampliação do programa para todos os municípios catarinenses até 2023 – assim como a expansão para a modalidade de ensino EAD.

“A falta de qualificação é um dos principais entraves na ascensão das empresas de tecnologia e negócios digitais. O Jovem Programador é um projeto inovador que vai estruturar não somente a formação de profissionais para este segmento, como também reunir empresas e entidades para fomentar e fortalecer ainda mais o setor de tecnologia em Santa Catarina”, afirma o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino.

Como o projeto terá ênfase no teletrabalho e home office, os alunos  poderão ser contratados por empresas de todo o Estado.

Formação de programadores

O projeto será dividido em três fases: a primeira será ministrada pelo Seprosc e terá como foco conceitos de lógica de programação. As duas etapas seguintes serão operacionalizadas pelo Senac SC, com os cursos de Programação de Sistemas e Programação Web.

Ao todo, são mais de 440 horas-aula, com previsão de início em 28 de junho. O modelo de ensino será híbrido, com aulas online e presenciais. Os alunos de baixa renda podem ser beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que tem como proposta garantir acesso à educação profissional para pessoas com renda familiar per capita de até 2 salários mínimos.

O projeto Jovem programador é uma iniciativa do Seprosc, com a realização do Senac SC e apoio de entidades como o Seinflo, de Florianópolis, Communitech (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville), Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) e FECAM (Federação Catarinense de Municípios).

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.