INSTITUCIONAL

Palestras internacionais marcaram o segundo dia do CONAME 2024

Atualizado em 15 março, 2024

O segundo dia do Congresso Nacional dos Militares Estaduais (CONAME) 2024, evento apoiado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), contou com palestras com temas de relevância global, como a questão da convergência criminal, em um diálogo ministrado pelo agente especial do Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos (DSS), Ali Ahmed.

Além do palestrante, participou do encontro o Major Olivier Moncerét, vice-chefe do Gabinete de Parcerias Externas do QG da Gendarmeria Nacional Francesa para Missões Externas, com a palestra Serviço Temporário, que trouxe as práticas da Gerdarmeria Nacional da França na função policial do país europeu.

Em seguida, foi a vez do espanhol Juan Manuel Santos Santamaria, falando de terrorismo e crime organizado.

Outro assunto tratado, de interesse dos militares de todo o Brasil, foi a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, trazido pelo Coronel Elias Miler da Silva e pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Rodrigo Foureax.

Paralelamente, ocorreram também as reuniões setoriais, como dos grupos temáticos da Associação Internacional de Gerdarmerias e Polícias com Status Militar (FIEP), que realizou seu primeiro encontro na América Latina, o painel da AMAJME, dos Tribunais de Justiça Militares, a reunião da FENEME e a primeira reunião nacional das Academias de Letras dos Militares Estaduais.

O dia encerrou brindado com o lançamento de 10 novas obras literárias que tiveram publicação apoiada pela ACORS, reunindo mais de 100 pessoas, entre os autores, escritores, oficiais militares e familiares para celebrar a iniciativa.

Sobre o CONAME

CONAME – Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais é um evento de alta relevância e representatividade junto às Instituições Militares Estaduais e à classe dos Oficiais Militares Estaduais, aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público, à imprensa e aos demais órgãos envolvidos na Segurança Pública Nacional, além da sociedade como um todo.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior