ECONOMIA

Impasse da MP 220 deve chegar ao fim com votação na Alesc

Atualizado em 12 março, 2019

A admissibilidade da Medida Provisória 220, que reduz de 17% para 12% a alíquota de ICMS em operações dentro do Estado, será votada em Plenário nesta terça-feira (8). A decisão de incluir a matéria na pauta foi anunciada na sessão ordinária da última quarta-feira (2) após acordo entre setor produtivo e o governo do Estado. No dia 24 de abril, a proposta havia recebido o parecer de inadmissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Durante a manhã, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, participará de reunião com o presidente da Alesc, deputado Aldo Schneider, e um representante da Fiesc para debater como será a tramitação.

“Esse impasse precisa chegar ao fim. O imbróglio teria sido evitado se houvesse diálogo entre os setores impactados. O cenário ainda é incerto, mas nossa expectativa é de definição com a votação”, afirma Breithaupt. Se a admissibilidade for acatada pelo Plenário, a MP segue em tramitação, será analisada pela Comissão de Finanças e Tributação e deve ser convertida em lei. Se for rejeitada, a MP perde eficácia e é arquivada.

Não está descartada a possibilidade de o Governo editar uma nova MP para ter uma tramitação mais rápida na Alesc e reduzir os efeitos negativos na cadeia produtiva, visto que a aprovação da emenda poderia demorar até 120 dias a partir da data da publicação.

Saiba mais: O que é e como funciona o ICMS

Negociação com governo

A abertura do diálogo com o Governo do Estado sinaliza para um desfecho positivo, conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “As possíveis mudanças no texto foram discutidas em reunião com o governador Eduardo Pinho Moreira e o presidente da Fiesc, Glauco Côrte. Acordamos a exclusão do setor têxtil das novas regras da MP, o que pode valer para outros setores que também têm tratamento tributário diferenciado. A decisão afeta diretamente o varejo, que compra da indústria catarinense a preços competitivos”, pontua.

“Engrenagens da economia funcionam com setores produtivos unidos e boa articulação com Governo”, diz Breithaupt sobre MP 220

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.