INSTITUCIONAL

Feira Criativa marca encerramento do Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Promovido pela Fecomércio-SC, evento reuniu cerca de 2 mil pessoas para celebrar a culinária das cidades chanceladas

Galinhada do Centro Oeste guarnecida com pequi foi o primeiro prato apresentado nas Aulas-Show

Neste sábado (5), Florianópolis se transformou em um verdadeiro paraíso gastronômico e cultural ao sediar a Feira Criativa, evento que marcou o encerramento do Encontro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia. A iniciativa reuniu cerca de 2 mil pessoas apaixonadas por boa comida e cultura. A Feira Criativa foi realizada no amplo espaço do centro de eventos do Hotel Sesc Cacupé, e contou com comidas típicas e barracas temáticas que representavam a cultura e as tradições da ilha.

Para o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o Encontro foi um presente da entidade para a cidade de Florianópolis. “Estamos extremamente felizes e satisfeitos com a participação entusiasmada de todos neste encontro. A gastronomia é um elemento fundamental para a identidade de uma cidade e essa celebração é um passo importante em direção a valorização disso. O evento foi um vetor para o trade turístico de Florianópolis, e não apenas celebrou a gastronomia, mas também fortaleceu os laços entre as cidades criativas, criando uma rede de compartilhamento de conhecimento e experiências. Encerramos o evento com um sentimento de realização e com uma promessa para futuros encontros”, finalizou.

Para o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o Encontro foi um presente da entidade para a cidade de Florianópolis.

Durante a Feira Criativa, restaurantes parceiros realizaram a comercialização de pratos típicos e bebidas, com uma ampla variedade de iguarias, todas preparadas com ingredientes frescos e locais. O proprietário do restaurante Ostradamus, Jaime Barcelos, destacou o papel da feira na valorização da cultura e gastronomia da ilha: “Nós temos uma grande responsabilidade dentro do nicho da ostra, algo tão tradicional em Florianópolis, mas muito recente em outras culturas. Se levarmos em consideração que há 25 anos atrás não tínhamos a curiosidade e a experimentação em relação a ostra, hoje várias pessoas de vários estados e países estão apreciando essa iguaria. Não só a ostra, mas também o caldinho de camarão, a lula, o marisco. Todos os restaurantes presentes hoje criam um conceito de uma gastronomia regional voltada para o mar”, pontuou.

O Costão do Santinho, Freguesia Oyster, Rancho Açoriano, Terroir Catarina, Destilaria Ohana, Cervejaria Sambaqui, Cervejaria Kairós, NaKombi Cafeteria e Una Heladeria também estavam presentes e proporcionaram uma experiência gastronômica memorável aos visitantes.

Além das delícias culinárias, a Feira Criativa contou com diversas atividades interativas. Chefs renomados das quatro cidades chanceladas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ) apresentaram aulas-show proporcionando aos participantes a oportunidade única de aprender técnicas culinárias exclusivas dos pratos tradicionais escolhidos, que foram desde robalo flambado na cachaça a bombom de fígado com jiló.

Os Chefs André Marques e André Ornelas, do departamento nacional de gastronomia do Senac, abriram as Aulas-Show.

A chef Janete Borges, que já participou do reality show “Mestre do Sabor”, presenteou o público com a tainha grelhada acompanhada com pirão d’água e caldinho de feijão, um prato típico da gastronomia de Florianópolis. Para Janete, a tainha é um ícone gastronômico da cidade, que representa sua cultura e identidade. A escolha do prato se deu por esse motivo e pelo sabor delicioso e autêntico do peixe, cita. Os participantes que realizaram a degustação após a preparação, aprovaram.

O evento não se limitou apenas à comida. A música e a arte também estiveram presentes na Feira Criativa, por meio de apresentações ao vivo com artistas locais que mantiveram o clima festivo. Entre as atrações, destacam-se o grupo folclórico Alivanta Meu Boi, apresentações das artistas Lieza Neves e Dona Bilica, além de shows com Camélia Martins e com o renomado grupo de música clássica, Camerata Florianópolis & Trio, que fechou o evento.

A Feira também contou com as famosas rendeiras da ilha tecendo peças e com a venda de artesanato local. “Além da variedade de comidas no evento, foi lindo poder presenciar o trabalho do grupo de mulheres rendeiras, que utilizam essa arte como forma de manter a tradição da cultura açoriana”, destacou Luísa Costa, participante do evento.

A Feira também contou com as famosas rendeiras da ilha tecendo peças e com a venda de artesanato local.

A Feira Criativa, que foi aberta ao público, atraiu a população da capital e as delegações de nove estados brasileiros, incluindo as quatro cidades chanceladas pela Unesco. Além de Santa Catarina, estiveram presentes Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Ceará, Pernambuco, Paraná, Roraima, Amapá e Distrito Federal no encontro que foi histórico para a capital do estado.

O Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia foi promovido pelo Sistema Fecomércio de Santa Catarina, Sesc-SC e Senac-SC, em parceria com FloripAmanhã, e com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Sebrae/SC, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) – Fecomércio (MG), Fecomércio (RJ) e Fecomércio (PA).

Dona Bilica, personagem conhecida na Ilha de Florianópolis, animou a Feira Criativa.

Leia também

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina