POLÍTICA

Fecomércio SC e TRE estão engajadas no combate às notícias falsas

Atualizado em 17 setembro, 2018

A Fecomércio SC e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) assinam a campanha “Se é Fake, não é News” para conscientizar os eleitores sobre os riscos das notícias falsas espalhadas pelas redes sociais.

Apesar de o fenômeno não ser recente, os boatos ganharam caixa de ressonância com as redes sociais e, em ano eleitoral, os fatos de natureza política são ainda mais disseminados. O combate a essas notícias é um dos maiores desafios da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano, visto que podem influenciar eleitores e difamar candidatos, impactando inclusive no resultado dos pleitos.

Segundo o presidente da Federação, os maus exemplos em outras disputas eleitorais, como aconteceu recentemente nos EUA, alertam para a importância da discussão deste tema em todas as esferas. “Em períodos de tomadas de decisão, quando os ânimos estão ainda mais exaltados, os poderes público e privado precisam estar unidos para evitar a disseminação de informações sem procedência, que podem interferir nos rumos do nosso país”, afirma Bruno Breithaupt.

Eleições limpas e justas

Foram criadas peças publicitárias para postagens em redes sociais, folder e cartazes.  A campanha orienta como identificar as notícias falsas, traz dicas de como verificar a veracidade das informações e como não entrar neste ciclo de compartilhar sem checar.

Confira no blog todas as dicas

Leia também

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024