ECONOMIA

Em reunião com ministra do Turismo, setor pede continuidade da liberação de vistos para EUA, Canadá, Japão e Austrália

Atualizado em 15 março, 2023

As principais entidades empresariais do turismo entregaram um manifesto à ministra do Turismo, Daniela Carneiro, na terça – feira (14), pedindo apoio para a manutenção da liberação de vistos para turistas de Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.

O documento foi assinado durante reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O vice- presidente de turismo da Fecomercio SC, Fábio Cordova de Souza, participou do evento.

Conforme dados da Polícia Federal, o País computou a entrada de quase 870 mil turistas estrangeiros somente em janeiro deste ano, resultado histórico comparado com a série dos últimos quatro anos.

A liberação temporária de vistos que ocorreu em 2016, por ocasião das Olimpíadas, gerou um aumento de cerca de 50% na entrada de viajantes estrangeiros, demonstrando o potencial da medida. O diretor da CNC que coordena o Cetur e conduziu a reunião, Alexandre Sampaio, reiterou que o setor expressa preocupação com a volta da exigência dos vistos. “O turismo foi o setor mais afetado pela pandemia de Covid-19, acumulamos perdas de mais de R$ 530 bilhões, e retomamos o nível de atividade somente em dezembro de 2022. Nossa expectativa é que o setor inicie a recuperação neste ano e essa exigência dos vistos não vai ajudar”, explicou.

A ministra Daniela Carneiro informou que já está em contato com o Ministério das Relações Exteriores discutindo a demanda do setor e que recebeu o apoio do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que também acompanha o tema.

Acordo de cooperação

Durante a reunião do Cetur, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Confederação e o Ministério do Turismo para atuação conjunta em três macro programas: desenvolvimento das Redes Brasileiras de Cidades Criativas (RBCC), criação da Rede de Inteligência Mercadológica e certificações para novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

A ministra Daniela Carneiro agradeceu o apoio e reconheceu o trabalho da CNC no turismo. Ela pontuou que sua gestão está comprometida em trazer melhorias para o crescimento do setor e do Brasil. “Precisamos valorizar, reconhecer e fortalecer a beleza e a cultura do País, para potencializar o turismo. Temos gargalos e há muito o que avançar para transformar a vida das pessoas, de fato, pelo turismo”, concluiu.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.