ECONOMIA

Bolsonaro fixa salário mínimo para 2019

Atualizado em 03 janeiro, 2019

O presidente Jair Bolsonaro assinou no primeiro dia de mandato, na terça-feira (1), decreto que fixa o salário mínimo em R$ 998. O valor é inferior ao que foi definido pelo Congresso Nacional no dia 19 de dezembro, quando deputados e senadores aprovaram o Orçamento da União e o valor de R$ 1.006 para o mínimo.

“O reajuste do salário mínimo veio menor do que o autorizado pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual, no entanto, está alinhado com as expectativas de inflação e crescimento do período. O novo cálculo precisa levar em consideração o crescimento da produtividade da economia brasileira de maneira a não criar pressões inflacionárias e de custos às empresas brasileiras e assim, promover, o crescimento sustentado da economia”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Conforme a metodologia atual, o reajuste do mínimo obedece a uma fórmula que leva em consideração o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. A fórmula começou a valer em 2012 e, em 2015, foi aprovada no Congresso uma medida provisória que estendeu o modelo até abril de 2019.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.