ECONOMIA

Fecomércio aponta que consumidor catarinense pretende gastar mais na compra de dia dos pais

Atualizado em 17 julho, 2023

Há poucas semanas para comemorar o dia dos pais, o comércio catarinense já deve se preparar para as vendas, já que a Pesquisa de Intenção de Compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), aponta uma alta nominal de 6,0% diante do ano anterior, com valor estimado em R$ 194,77 para os gastos com a data.

“O dia dos pais é mais uma data especial e que traz muitos estímulos para a movimentação econômica de praticamente todos os setores do comércio. E as pesquisas divulgadas pela Fecomércio buscam orientar e preparar o empresário com essas informações relevantes para um melhor aproveitamento da data em seus estabelecimentos”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

Confira a pesquisa completa >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/intencao-de-compras-dia-dos-pais-2023/

De acordo com os resultados, ainda dá tempo do empresário se preparar para a data, pois 55% dos entrevistados afirmaram que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data comemorativa. Os locais de compra preferidos continuam a ser o comércio de rua (59,4%), seguido das lojas de shopping (21,4%) e das lojas virtuais (15,8%). E os presentes mais procurados serão vestuário (51,2%), calçados/bolsa (19,3%) e perfumes e cosméticos (16,3%).

Presentear com alguma experiência também está nos planos dos entrevistados e em alta frente ao ano anterior. Cerca de três quartos dos entrevistados informaram que pretendem realizar algum tipo de passeio na data, situação muito diferente de 2022 quando 56,1% relataram que não iriam. A opção de almoçar/jantar na casa de familiares foi a mais recorrente (44,7%) seguida da intenção de ir a um restaurante (21,9%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de junho e 05 de julho de 2023 e ouviu 2.100 pessoas. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Pesquisa de Intenção de Compras aponta uma alta nominal de 6,0% diante do ano anterior.

 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.