ECONOMIA

Senado aprova MP que reduz contribuições ao Sistema S

Atualizado em 24 junho, 2020

Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado aprovou  nesta terça-feira (23) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 17/2020, proveniente da Medida Provisória (MP) 932/2020, que cortou 50% da contribuição das empresas para o Sistema S. A matéria havia sido aprovada pelos deputados na semana passada  e agora será encaminhada à sanção presidencial.

O texto aprovado restringiu o cortes aos meses de abril e maio. Em junho- que inicialmente também sofreria redução- as alíquotas voltam ao valor cheio. As contribuições são pagas compulsoriamente pelos empregadores, descontadas da folha de pagamento das empresas.

Conforme o senador Paulo Paim, relator da MP no Senado, as entidades terão condições de manter o nível de serviços e qualidade de atendimento, principalmente para população de baixa renda, especialmente neste momento de retração econômica e de medidas de combate à covid-19.

A medida tem efeito sobre as contribuições cobradas pelo Sesc e Senac (comércio), Sescoop (setor de cooperativas), Sesi e Senai (indústria), Sest e Senat (transporte) e Senar (rural).  A alíquota que as empresas pagarão aos serviços varia: 1,25% para o Sescoop, 0,75% para o Sesc, Sesi e Sest  e 0,5% para Senac, Senai e Senat.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.