PESQUISA

Fecomércio SC mapeia principais gargalos do comércio, serviços e turismo

Atualizado em 11 agosto, 2022

Documento aponta demandas que devem ser priorizadas na próxima gestão

Até esta sexta-feira (01) está em campo a pesquisa da Fecomércio SC que apontará os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo. A 3ª edição da “Carta do Comércio” fará um diagnóstico dos entraves enfrentados pela classe empresarial a partir de nove macrotemas, que vão resultar em 33 índices de relevância socioeconômica.

O objetivo é identificar os gargalos que impactam na competitividade do setor terciário para nortear a construção das políticas de gestão de quem ocupará a Casa d’Agronômica e o legislativo nos próximos quatro anos.

Na primeira etapa, os sindicatos filiados encaminharam a pesquisa para a base de representação. A partir da segunda quinzena de junho o questionário foi disponibilizado aos empresários catarinenses. 

Os dados e a agenda de proposições serão apresentados aos candidatos e, posteriormente, debatidos em painel antes das eleições. A Fecomércio SC também fará o monitoramento das ações durante o mandato 2023-2026.


A Carta do Comércio será uma importante ferramenta na pauta política dos empresários e norteará a atuação da Fecomércio SC e sindicatos filiados


Prioridades nas políticas públicas

O documento abordará os seguintes eixos: sistema legal e tributário, recursos humanos, legislação trabalhista, captação de recursos, condições de inovação, comércio exterior, ambiente econômico, administração pública e infraestrutura, além de trazer um ranking dos serviços públicos que devem ser prioridade nas políticas públicas da próxima gestão.

Condições das estradas, portos e aeroportos, tempo de resolução de conflitos administrativos e judiciais, eficiência dos gastos do governo, procedimentos para a captação de crédito em bancos, relacionamento entre as empresas e os polos de inovação, negociação com sindicatos laborais e qualificação técnica para a mão de obra estão entre dados apurados.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar